quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

A novela dos Vistos!!!

Como comecei a contar na última postagem, após a decisão, deu-se o início de todo o plano. Primeiro lugar: fazer passaportes, pois precisávamos dos números dos mesmos para poder fazer o "application" para o visto. Aí o Cris, como "principal applicant", teve que fazer prova de proficiência em inglês. Depois, juntar a papelada - e que papelada!!! Isso foi em abril de 2007.
Logo depois de enviarmos os documentos, recebemos uma carta do Consulado e, quando eu vi escrito no remetente "Visa Office Sao Paulo", confesso que o meu coração disparou! Fizemos tudo certo, recebemos um número na fila de candidatos. Porém, fomos informados que a fila estava em mais ou menos 16 meses de espera para que saísse o visto!!! A decepção inicial foi grande, pois, tanto eu quanto o Cris, quando decidimos fazer uma coisa, é pra ontem!!! Hoje vemos que este tempo foi importante pra nós amadurecermos os planos.
Então tá. Temos que esperar. Eu decidi fazer Mestrado neste meio tempo. "Não vamos parar nossa vida por causa de uma possibilidade incerta" - resolvemos. A vida já tinha nos ensinado isso em outras ocasiões...
Foi só em outubro de 2007 que recebemos uma nova carta do Consulado, requisitando atualização de toda a documentação e envio ao Consulado em até 4 meses, pois iriam começar a análise do nosso requerimento. Levamos um susto, até. Pensamos que iria ser mais rápido do que esperávamos. Ilusão nossa!!! Esperamos por uma nova cartinha, que recebemos UM ANO DEPOIS! A estas alturas, eu já tinha quase terminado o primeiro ano do Mestrado! Viu como não dá para parar a vida? Esta carta dizia mais ou menos assim: "É a última chance para desistirem! Se não recebermos notícias de vocês, o processo continuará em andamento e não devolveremos mais o dinheiro das taxas!!!" Coisas de Canadense... Resumindo, em janeiro de 2009 recebemos o pedido para realização dos exames médicos, última etapa do processo. Enviamos novamente papeladas mil e em maio de 2009 recebemos nossos vistos, informando-nos que deveríamos dar entrada no Canadá até o dia 18 de fevereiro de 2010. Missão comprida e cumprida, em 25 meses após o envio do requerimento!!!
E aí começamos as decisões sérias: agora virou realidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário