terça-feira, 2 de outubro de 2012

A terceira idade no Canada

Uma das coisas que tenho pensado muito eh sobre a diferenca da vida de uma pessoa com mais idade no Brasil e no Canada. Nao precisamos entrar em discussao sobre com que idade considerariamos uma pessoa idosa, porque, quanto mais velhos ficamos, mais acrescentamos anos na nossa concepcao de "ser idoso". Quando temos 10 anos, quem tem 30 eh velho! Como jah estou mais perto dos "enta" do que dos "inta", minha concepcao de idoso jah avancou no minimo 30 anos! Piadas a parte, pessoas acima de 60 anos tem espaco na sociedade. E respeito. E sao forca economica produtiva. Caixa de supermercado? A maioria tem acima de 60 anos. Aqui as pessoas "mais experientes" conseguem emprego. Poderiamos refletir sobre porque as pessoas tem que trabalhar com essa idade, ou refletir sobre a remuneracao de trabalhos como esse. E poderiamos escrever um tratado sobre isso. Mas, o que quero salientar aqui eh que existe espaco pra essas pessoas se manterem ativas e produtivas, um fator essencial pra manutencao da saude fisica e mental. Aqui existe a profissao de "crossing guard". Essas pessoas auxiliam no transito na entrada e saida das escolas. Eles tem uma placa de PARE e controlam as faixas de pedestre para proteger as criancas e evitar atropelamentos. Normalmente existem em torno de 4 pessoas trabalhando nas esquinas ao redor da escola. Ao redor da escola das gurias trabalham duas senhoras, certamente com mais de 70 anos. Alegres, amorosas com as criancas, puxam assunto e fazem piadas. Ficam em torno de uns 40 minutos em pe, encontram pessoas, saem de casa. Por que nao dar oportunidade a alguem saudavel que pode realizar a tarefa, apesar da idade? Outro ponto que me chama a atencao eh a quantidade de idosos caminhando nas ruas com auxilio de algum tipo de equipamento pra equilibrio. Normalmente sao uma especie de carrinhos que eles empurram, com uma barra frontal pra suporte. Nesse "carrinho" tem espaco pra colocar a bolsa ou a sacola de compras. E eles vao no super, na farmacia, no shopping. Mesmo que devagar e arrastando os pes. Esses dias eu vi um desses que tinha um banquinho. A senhora cansou, travou o carrinho e sentou um pouco pra descansar, antes de seguir viagem! Por que no Brasil nao vemos isso tao frequentemente? Primeiro, penso na violencia e na malandragem de pessoas sem nenhum escrupulo que assaltam os velhinhos no dia em que eles vao ao banco receber a aposentadoria... Isso faz com que, cada vez mais, as pessoas se recolham e busquem protecao embaixo dos seus telhados. Segundo, penso na realidade economica dos idosos no Brasil, onde comprar um equipamento de suporte pra facilitar caminhadas nao eh facil e o acesso se torna restrito a pessoas com mais poder aquisitivo. E sem falar nas calcadas, que nao tem rebaixamento adequado. Quem jah empurrou carrinho de bebe sabe do que estou falando... Encerrando minha reflexao, ressalto um ponto fundamental. Educacao e cultura embasam uma sociedade. Onde nao se tem respeito, onde nao se propicia espaco para reflexao, onde nao se observa o desejo de mudanca, onde nao se dah voz a quem necessita...nao ha mudanca. Ontem eu brinquei com a senhora que controla o transito na rua em que atravesso pra buscar a Laura na escola. Eu disse pra ela que nao era necessario ela parar o transito pra eu passar sozinha, disse que eu podia esperar. E ela me disse: voce tem direito que eu pare o transito pra voce atravessar. Voce paga por esse servico com os seus impostos. E assim eu encerro, pois fico sem palavras.

Um comentário: